domingo, 23 de fevereiro de 2014

CAMINHADA VOCACIONAL




CAMINHADA VOCACIONAL COM SANTA BEATRIZ DA SILVA
Tema DO MÊS: ABANDONAR
Iniciaremos nossa caminhada vocacional acompanhando  Santa Beatriz em seu processo vocacional.
 “Abandonar tudo o que nos impede de caminhar.” Isto significa que vamos tentar redescobrir o que isto significou no caminho vocacional de Santa Beatriz e o que isto significa no nosso dia a dia de jovens  vocacionados.
A palavra chave é, sem dúvidas, “abandonar”, porque foi isso que Santa Beatriz fez quando deixou, corajosa e decidida, a corte real, colocando-se a caminho de Toledo. O complemento da frase é deixar “tudo o que nos impede”. Estes são, portanto, os dois eixos , Abandono total nas mãos de Deus, mas que só é possível para quem crê incondicionalmente, e para quem cria as condições necessárias para que isto possa acontecer. Em outras palavras: Abandonar-se a Deus, colocar-se nas mãos de Deus, consagrar-se a Deus, tudo isso nós queremos fazer em nossa opção pela vida consagrada. Isso significa: prometemos libertar-nos de todas as amarras que nos impedem de sermos de Deus. Mas, infelizmente, devemos constatar, desde que sejamos sinceros (a palavra vem de “sem cera”, sem camuflar) conosco mesmos, que ao longo dos anos a “poeira da estrada” vai encobrindo tantas coisas e principalmente tantas coisas boas. Queremos voltar à fonte enquanto isto nos seja possível. Queremos beber da água cristalina do carisma da OIC. Queremos testemunhar com alegria e entusiasmo a beleza desta vocação especial na Igreja para o mundo.

Na vida de Santa Beatriz:
Depois dos lamentáveis e psicologicamente dolorosos acontecimentos na corte real, Beatriz deixa decidida o convívio costumeiro, e sem dúvida, mundanamente luxuoso, e se coloca a caminho de Toledo. Trata-se de uma ruptura total. Deixa a segurança, o conforto, uma vida ordenada. O que trará o futuro? Ninguém o sabe, nem mesmo Beatriz. Quantos sentimentos não devem ter habitado e, quem sabe, atormentado seu coração? Prevalece, porém, uma idéia, um chamado claro e contundente: Deixar tudo!

Na Palavra de Deus:
- Genesis, 12, 1 –2
- Mateu 19,29
- Mateus 19,21
- Mateus 4,20

Na nossa vida:
-Estou disposta a abondonar tudo o que me impede de seguir a Nosso Senhor?

-Santa Beatriz depois dos lamentáveis acontecimentos na coste real deixa tudo decididamente. E você tem coragem de Fazer o mesmo?


-Abraão deixou tudo e foi para uma terra desconhecida, e você como se sente diante do chamado de Deus?

Oração a Santa Beatriz da Silva
Para pedir esclarecimento na vocação  
Santa Beatriz, que tivestes da parte de Deus,através de Maria, a revelação do que deveríeis fazer, ajudai-me a encontrar minha vocação. Que eu possa descobrir qual o caminho que melhor convém a minha alma, que mais de acordo está com a vontade de Deus e mais útil será para o seu plano de salvação entre os homens. Quero aceitar a inspiração que Deus me enviar e tentar pô-la em prática. Mas ajudai-me para que alcance esta clareza e assim se desfaça a angústia e fuga o medo e eu volte a sentir-me seguro no caminho apontado por Deus. Estou às ordens do meu Senhor,fazei Santa Beatriz que eu perceba claramente estas ordens. Amém  
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Monjas do Mosteiro

Profissão Solene de Ir. Maria de Fátima-OIC

Fundadora do Mosteiro

Amigos e benfeitores

Me. Beatriz Maria de Jesus Hóstia Seiffert- Fundadora do Most. da Imaculada Conceição e São José

Me. Beatriz Maria de Jesus Hóstia Seiffert-  Fundadora do Most. da Imaculada Conceição e São José
me Beatriz Maria

Algumas das Monjas da comunidade

Algumas das Monjas da comunidade

Monjas do Mosteiro