quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Novena de Santa Beatriz 2014

NOVENA EM HONRA DE
SANTA BEATRIZ DA SILVA

R/Deus,vinde em meu auxilio.
V/senhor,socorrei-nos e salvai-nos
V/Gloria ao pai ao filho e ao espírito santo
R/Como era no principio agora e sempre. AMÉM.
OREMOS:
Deus de infinita misericórdia, que inspirastes e chamastes Santa Beatriz Da Silva para seguir o vosso Filho, em castidade, obediência, pobreza e clausura, imitando o exemplo de Maria, venerando o mistério da sua Imaculada Conceição, concedei-nos a graça que vos pedimos nesta novena, para que sejamos no mundo em que vivemos sinal do amor e da esperança de um novo céu e de uma nova terra.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso filho na unidade do Espírito Santo.
Amem.
Reflexão do dia correspondente
PAI-NOSSO, AVE-MARIA E GLORIA

ORAÇAO FINAL PARA TODOS SO DIAS
V/.Consumi-me de zelo em defesa da honra da minha Mãe Imaculada;
R/.E ela livrou-me de todas a s tribulações.
Oremos:
Senhor nosso Deus,que fizestes resplandecer na virgem Santa Beatriz o altíssimo dom da contemplação e a adornastes com singular devoção á Imaculada Conceição da virgem Maria, concedei-nos que, seguindo o seu exemplo, busquemos na terra a verdadeira sabedoria ,para merecermos contemplar no Céu a gloria do vosso rosto.Por Nosso Senhor Jesus Cristo,Vosso filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Amem.
Primeiro dia
Virtude: oração
Sagrada escritura
Esta é a plena confiança que nele temos: se lhe pedimos alguma coisa segundo a sua vontade,Ele ouve-nos.E,dado que sabemos que nos vai ouvir em tudo o que lhe pedirmos,estamos seguros de que obteremos o que lhe pedimos (1Jo 5,14-15)
Testemunho
Foi tão elevada a sua oração e tão grande a sua devoção, que o senhor lhe fez muitos favores....Praticou a oração e teve esta devoção desde menina
REFLEXÃO
Á oração é o alimento do espírito. È o momento de encontro com Deus, que nos olha com amor infinito,e de encontro conosco próprios,á luz deste mesmo amor.
Procuremos dedicar mais tempo á oração, como Santa Beatriz, para escutar o que Deus nos quer dizer e para lhe abrirmos o nosso coração com simplicidade e confiança.
-na corte,foi cobiçada por muitos corações.Mas Beatriz foi atrás de outras pérolas,Cristo e sua Santíssima Mãe,e deixou tudo para as possuir.
Segundo dia
VIRGINDADE CONSAGRADA
Virtude: pureza de coração
SAGRADA ESCRITURA
Quem não tem esposa, cuida das coisas do Senhor, como há de agradar ao Senhor.Mas aquele que tem esposa cuida das coisas do mundo,como há de agradar á mulher,e fica dividido. Também a mulher não casada,tal como a virgem,cuidam das coisas do senhor para serem santas de corpo e de espírito(1COR7,32-34ª)
TESTEMUNHO
A serva de Deus,impelida pelo amor que tinha a Nosso Senhor, seu Esposo,e querendo conservar-se no estado virginal,não quis consentir em nenhum casamento,e consagrou a sua virgindade ao seu criador.
 REFLEXÃO
Jesus diz no Evangelho:felizes os puros de coração,porque verão a Deus.Santa Beatriz viveu plenamente esta bem –aventurança,na vida diária.Na verdade, quando mais livre e purificado estiver o nosso coração, mais límpidos serão os nossos olhos para ver a ação e a presença de Deus.
As belas flores da primavera brotam depois de um frio e duro inverno.Também o encarceramento de Beatriz no cofre revestiu a igreja e o mundo de uma nova beleza. A virgem Imaculada aparece-lhe,pedindo que funde um mosteiro onde se preste culto ao mistério da sua  imaculada Conceição.
Terceiro dia
AMOR À IMACULADA
VIRTUDE:Devoção a Maria Imaculada
SAGRADA ESCRITURA
Depois,apareceu no céu um grande sinal:uma mulher vestida de sol, com a lua debaixo de seus pés e com uma coroa de doze estrelas na cabeça.
Estava grávida e gritava com as dores de parto e o tormento de dar á luz(AP 12,1-2)
Testemunho
Tinha uma singularíssima devoção a Nossa Senhora,a Virgem e Mãe de Deus (...).para honrar esse mistério,fez o propósito de fundar a Ordem, como com e feito tratou de fazê-lo,desde que a senhora lhe apareceu, quando se encontrava encerrada no cofre
REFEXÃO
A Vigem Maria foi predestinada desde sempre para ser a Mãe de Jesus. por isso,Deus fê-la sem mancha nem pecado,desde o momento da sua conceição.Santa Beatriz dedicou toda a sua vida a imitar,honrar e venerar este sublime mistério que nos quer fazer puros e imaculados.
Santa Beatriz aponta-nos o caminho a seguir:MARIA IMACULADA,reflexo da beleza de Deus.
Quarto dia
APARIÇAO DE SÃO FRENCISCO E SANTO ANTONIO
Virtude:Fraternidade
SAGRADA ESCRITURA
Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros: assim como eu vos ameis. por isto è que todos conhecerão que sois meus discípulo:se vos amardes uns aos outros(Jo13,34-35)
Testemunho:
Desejava sempre seguir o rei do céu,pobre e desprezado, como o seguiu o humilde Francisco, a quem suplicava auxilio para levar a cabo esta empresa,vivendo sempre confundida pela grande vontade de Deus, que a sustentava.
Reflexão:
São Francisco de Assis viveu de forma radical o evangelho, nomeadamente, na caridade e no amor fraterno.
Amar o outro como ele è e não como gostaríamos que fosse è um verdadeiro desafio para quem quer seguir Cristo.
Santa Beatriz assumiu estas duas atitudes evangélicas: entregando a sua vida ao senhor e vivendo o mandamento do amor para com o próximo.
São Francisco e santo António são mensageiros que infundem paz e esperança.
Eles anunciam a Santa Beatriz a sua fecundidade espiritual:NÃO TEMAS SERAS MÃE DE MUITAS FILHAS.
QUINTO DIA
DEDIDO DA FUNDAÇAO DA ORDEM DA IMACULADA CONCEIÇAO
VIRTUDE:OBEDIÊNCIA
SAGRADA ESCRITURA:
De fato, tal como pela desobediência de um só homem todos se tornaram pecadores, assim também pela obediência de um só todos se hão de tornar justos(Rm 5,19)
Testemunho:
Considerava-se igual e no mesmo nível das mais pequenas com quem tratava, dando com as suas palavras e obras externas exemplos de humildade a todas: E obedecendo ás superioras e prelados do mosteiro de S.Domingos como a última de todas.
REFLEXÃO:
Nos dias de hoje, falar em obediência equivale a falar em escravidão, em falta de critérios próprios e de liberdade. Jesus Cristo, o  homem mais obediente, foi também verdadeiramente livre, porque se apoiava somente no amor de Deus. Santa Beatriz encontrou na obediência á autoridade o tesouro da liberdade que tanto anelava.
Santa Beatriz e a rainha Isabel,a Católica,solicitam do papa Inocêncio no ano 1484,a aprovação da Ordem da Imaculada conceição.
SEXTO DIA
AMOR À EUCARISTIA
Virtude:Devoção á Eucaristia
SAGRADA ESCRITURA:
O Senhor Jesus na noite em que era entregue,tomou o pão e, tendo dado graças, partiu-o e disse:’’ISTO E O MEU CORPO, QUE É PARA VÓS FAZEI ISSO EM MEMORIA DE MIM.’’do mesmo modo depois da ceia, tomou o cálice e disse:’’ESTE CÀLICE É A NOVA ALIANÇA NO MEU SANGUE; FAZEI ISTO SEMPRE QUE O BEBERDES, EM MEMORIA DE MIM’’ (1COR 11,23b-25)
TESTEMUNHO:
Era muito devota do Santíssimo Sacramento do altar, por isso participava em muitas missas diariamente com particular devoção e comungava com muita frequência.
REFLEXÃO:
Santa Beatriz è um exemplo vivo de que a vida do cristão gira em torno da Eucaristia, que é o seu centro. Os seus sentimentos, as suas palavras e os seus comportamentos devem ser uma Eucaristia que não termina numa celebração, mas continua nas simples tarefas da vida quotidiana encarnado o amor de Jesus nas nossa relações com o próximo.
A Eucaristia é o amor de Deus que se renova em cada dia. Permaneçamos nele que Ele permanecera para sempre conosco, ate o fim do tempos.
SETIMO DIA
AMOR Á PAIÃO DO SENHOR
VIRTUDE:Devoção á paixão de Jesus
E o amor de Deus manifestou-se desta forma no meio de nós: Deus enviou ao mundo o seu filho Unigênito, para que,por Ele, tenhamos a vida. È nisto que está o amor: não fomos nós que amamos a Deus,foi ele mesmo que nos amou e enviou o seu filho como vitima de expiação pelos nossos pecados (1Jo4,9-10)
Testemunho:
A Serva de Deus dona Beatriz da Silva, durante toda a sua vida,foi muito devota da paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo,que meditava e contemplava nos seus exercícios diários de oração.
REFLEXÃO

A Paixão de Jesus consistiu em padecer o suplicio da Cruz, para nos dar a vida em abundância. Por isso, as dificuldades que suportamos agora são pequenas em comparação com a felicidade plena que gozaremos na eternidade. Foi desta fonte que Santa Beatriz obteve alento para suportar todos os obstáculos.
Jesus disse:’’Ninguém me tira a vida, sou Eu que a dou e a retomo.’’
Santa Beatriz colocou o olhar na Cruz de Cristo e viveu mergulhada nesta Fonte de amor que jorra continuamente.
OITAVO DIA
APROVAÇAO DA ORDEM DA IMACULADA CONCEIÇÃO
VIRTUDE: Esperança
Sagrada Escritura:
Nós que somos do dia, sejamos sóbrios, revestidos com a couraça da fé e da caridade e com o elmo da esperança da salvação (1TS5,8)
Testemunho:
Dona Beatriz da Silva floresceu na virtude da esperança da vida eterna,provando-o com grande ânimo e confiança que teve em Deus nosso Senhor e na Santíssima Mãe, na saída do palácio real, na clausura de dito convento para realizar melhor os seus santos propósitos.com esta virtude levou a cabo a fundação da Ordem da puríssima Conceição.
REFLEXÃO:
O horizonte da existência cristã é a certeza de que Deus nunca nos abandona. Ele tem o nome de cada ser humano gravado na palma de sua mão. Foi a luz da esperança que iluminou os passos de Santa Beatriz, no caminho pedregoso da vida. Confiemos em Deus que nos acompanha e protege de todos os perigos, para que cumpramos a missão que ele nos confiou.
Da fidelidade de Santa Beatriz e á Bem-aventurada virgem Maria nasce a Ordem da imaculada conceição.
 NONO DIA
MORTE DE SANTA BEATRIZ
VIRTUDE: Disponibilidade
 à vontade de Deus
Sagrada Escritura:
O meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e consumar sua obra (JO4,34)
Testemunho:
Dona Beatriz esteve adornada com as virtudes da fortaleza e magnanimidade, e com grande perfeição e graça particular que sempre teve. Em cada momento, conservava o domínio de si, sem jamais se inquietar por qualquer adversidade e suportando com paciência os trabalhos da vida e as dificuldades que surgem no caminho da perfeição.
REFLEXÃO:
O maior desejo do cristão deve ser o de conhecer e pôr em pratica a vontade de Deus, porque a verdadeira felicidade consiste na sua realização. Na maioria das vezes, os desígnios do Senhor são contrários à nossa vontade.como Beatriz,abandonemo-nos nos braços de Deus, que,como pai quer apenas o bem dos seus filhos e filhas.
A vocação de todo o cristão e viver em continuo diálogo com o seu Criador e Redentor. Um escutar coração a coração que se perpetuara na eternidade.
O véu que hoje cobre o rosto de Deus cairá, quando atravessarmos os umbrais da vida eterna




 

















Um comentário:

  1. Santa Beatriz, que floresceu nas virtudes do abandono e confiança em Deus, rogai por nós!
    As senhoras tem essa novena impressa para vender?
    Adriana.

    ResponderExcluir

Monjas do Mosteiro

Profissão Solene de Ir. Maria de Fátima-OIC

Fundadora do Mosteiro

Amigos e benfeitores

Me. Beatriz Maria de Jesus Hóstia Seiffert- Fundadora do Most. da Imaculada Conceição e São José

Me. Beatriz Maria de Jesus Hóstia Seiffert-  Fundadora do Most. da Imaculada Conceição e São José
me Beatriz Maria

Algumas das Monjas da comunidade

Algumas das Monjas da comunidade

Monjas do Mosteiro