quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

2º Dia da novena do Natal 2015




2o  Dia
O jugo que oprimia o povo foi abatido!

Livro do Profeta Isaías 11,1-5

            Um renovo sairá do tronco de Jessé. E um rebento brotará de suas raízes. Sobre Ele repousará o Espírito do Senhor,  Espírito de sabedoria e de entendimento, Espírito de prudência e de fortaleza, Espírito de ciência e de temor do Senhor. (Sua alegria se encontrará no temor do Senhor). Ele não julgará pelas aparências, e não decidirá pelo que ouvir dizer; mas julgará os fracos com eqüidade, fará justiça aos pobres da terra, ferirá o homem impetuoso com uma sentença de sua boca, e com o sopro de seus lábios fará morrer o ímpio. A justiça será como o sinto de seus rins, e a lealdade circundará seus flancos.
-          Palavra do Senhor.
-          Graças a Deus.

D. Senhor, que a sua palavra nos ensine a esperar na fé.

Para ajudar na reflexão

D.
            O tempo do Advento nos convida a refletir sobre o significado profundo do nascimento de Cristo. O profeta anuncia que o Messias viria libertar o povo de peso da opressão. E nos tempos atuais conhecemos muito bem o sentido dessas palavras.
T. Nosso povo sofre tantas injustiças e espera a libertação.


            Neste segundo dia da nossa  novena procuremos nos unir à todos os que se preparam para celebrar o Natal do Senhor. O tema de hoje nos convoca a tomarmos consciência maior sobre o peso que nos oprime e reconhecer que a chagada de Jesus em nossa vida e em nossa Comunidade é a libertação.
T.      Jesus nos liberta de toda opressão!

L.
            Jesus vem para inaugurar um tempo diferente. Ele não quer piorar as diferenças colocando umas pessoas contra as outras e nem incentivar o ódio entre as famílias, sociedades, partidos políticos ou nações. Jesus chega para reconciliar a todos.
T. Jesus nos liberta do peso da divisão!

L.
            A divisão cultivada entre nós é sinal de nossa rejeição ao projeto de Jesus.  A divisão fecha o coração para o Natal. Um grande desafio é admitir o peso de nossas divisões e deixar que Jesus nos liberte delas.
T. Jesus libertador nos livra de toda opressão!

L.
            O peso que carregamos tem muitos nomes. Doença, limitações, o defeito predominante, e tantos outros, como: ira, inveja, soberba, avareza... Todo esse peso recai sobre nossas costas todos os dias e vai transformando nossa vida num fardo pesado.
T.  Jesus muda  nossa história e aponta o caminho do alívio!

L.
            Jesus nos liberta do peso na medida em que nos entregamos ao seu plano de vida. O Evangelho, os ensinamentos da Santa Igreja, nossa Forma de Vida, trazem as pistas para entendermos esse caminho de seguimento do Cristo.

Gesto concreto

Ouvir com caridade e paciência as Irmãs.
(tempo de silêncio)

Oração final

Este é o momento de nossa oração. Rezemos por nossa Comunidade e também por nossas famílias.

L.
         Senhor, nosso Pai querido, ajude-nos a reconhecer os nossos defeitos, a luz e a força para superar.
T.  Senhor, escute a nossa prece!
Senhor Jesus, ajude-nos a dar atenção aos nossos irmãos, ouvindo os necessitados e fazendo o bem pela mudanças do mundo.
T.  Senhor, escute a nossa prece!
D.   Pai de amor e misericórdia, escute os pedidos que fazemos por meio de Jesus, seu Filho, na unidade do Espírito Santo.
T. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Monjas do Mosteiro

Profissão Solene de Ir. Maria de Fátima-OIC

Fundadora do Mosteiro

Amigos e benfeitores

Me. Beatriz Maria de Jesus Hóstia Seiffert- Fundadora do Most. da Imaculada Conceição e São José

Me. Beatriz Maria de Jesus Hóstia Seiffert-  Fundadora do Most. da Imaculada Conceição e São José
me Beatriz Maria

Algumas das Monjas da comunidade

Algumas das Monjas da comunidade

Monjas do Mosteiro