domingo, 24 de julho de 2016













QUEM É A MONJA CONCEPCIONISTA?
É aquela que escolheu seguir a Cristo nas pegadas de Santa Beatriz, mas por vocação, está "dedicada, por expresso desígnio fundacional, ao culto e à veneração do singular privilégio mariano.
"A Virgem Imaculada, depois de Cristo, além de objeto de veneração, vem a ser para as monjas concepcionistas, o principal modelo de santidade e vida religiosa.
“A Concepcionista é a religiosa que pode chamar-se “a religiosa da Humanidade Imaculada de Jesus e Maria”porque é a filha de uma santa cuja missão foi a de viver a Imaculada Mãe do Verbo Encarnado.”
APOSTOLADO
O apostolado próprio da Concepcionista é a contemplação.
A contemplação e o apostolado estão profundamente unidos: Transmitir o que contemplamos.
O que é a contemplação? É aquela forma de vida que em tudo se orienta a favorecer e a potenciar a experiência cristã e contemplativa, que vai ficando consciente e amorosamente empapada da imagem de Deus. Não são só momentos de olhar e amar a sós, senão quando, aliás...toda a vida e suas atividades ficam transitas dessa presença vivenciada como uma música de fundo que anima tudo.
Por meio da monja Concepcionista que através da contemplação concebeu realmente a Jesus Cristo, Ele se faz presente na Igreja. Por conseguinte, é o Filho que vive na Concepcionista e, com ela, na Igreja, e assim continua a Sua missão por meio dela.
As Concepcionistas vivem as atitudes de Maria:
o A escuta da Palavra do Filho,
o O serviço na obra do Filho,
o A maternidade sob a cruz do Filho,
Vivendo estas atitudes, criam, com Maria, a nova Comunidade que Jesus Cristo quis reunir e que Ele confiou junto à cruz a Maria e João.
As Concepcionistas vivem no coração da Igreja, segundo a Imaculada Conceição, e assim se preparam para se associar interiormente ao caminho de Jesus Cristo, desde o seu nascimento até à Cruz e para com Ele chegar á ressurreição. É uma prolongação ativa da ação divina na história da salvação e da Igreja.
A Missão
Como a Virgem de Nazaré, a missão da Concepcionista não consiste em fazer obras exteriores, mas trabalhar silenciosamente – como a raiz da árvore – para que outros colham os frutos. Assim foi o apostolado escondido da Rainha das Missões e dos Apóstolos. A sua missão consiste em ser toda para Deus na radicalidade que resulta do seu viver orante, exclusivo e próximo de Deus. A Concepcionista, no coração da Igreja, será o amor escondido e fecundo, pois o que engrandece as pessoas não são as obras externas, mas a generosidade do coração.
A monja não é parasita da sociedade, mas ganha o seu sustento trabalhando. O trabalho é muito variado e possibilita o desenvolvimento das capacidades naturais de cada uma, sendo fonte de desenvolvimento integral da mulher. Na vida Concepcionista não há monotonia pois há muitas atividades para as quais o sino chama ao longo do dia.
O carisma concepcionista é um chamado a alcançar a inocência e pureza mais perfeita, comunicada a partir da essência do próprio ser Uno e Trino de Deus, das Três Pessoas Divinas, santas na essência uno-trina de Deus, e sua prolongação na Mãe do Verbo Encarnado e na Igreja – santa e imaculada, sem mancha nem ruga – e a dos fiéis destinados a formar o Reino santo e imaculado da glória.
O meio privilegiado para viver esse carisma consiste na imitação da Virgem Imaculada, mediante a contemplação de sua Puríssima Conceição, elevando sua contemplação ao espelho da pureza imaculada do Verbo Encarnado, e da santa e divina Trindade, fonte, raiz, causa e razão de toda a limpeza e pureza sobrenatural.
A Ordem da Conceição resulta desta maneira em um sal maravilhoso na massa corrompida do mundo atual, para que toda a impureza da humanidade se purifique, toda santidade e pureza cheguem aos homens, a partir da Virgem singularmente pura e santa e da Imaculada Humanidade do Verbo, santo e absolutamente puro, na essência divina três

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Monjas do Mosteiro

Profissão Solene de Ir. Maria de Fátima-OIC

Fundadora do Mosteiro

Amigos e benfeitores

Me. Beatriz Maria de Jesus Hóstia Seiffert- Fundadora do Most. da Imaculada Conceição e São José

Me. Beatriz Maria de Jesus Hóstia Seiffert-  Fundadora do Most. da Imaculada Conceição e São José
me Beatriz Maria

Algumas das Monjas da comunidade

Algumas das Monjas da comunidade

Monjas do Mosteiro