sexta-feira, 21 de janeiro de 2011



PARTILHANDO

Dia 21 de novembro , solenidade de Cristo Rei, a santa missa presidida por D. José Luis, dentro da qual a nossa Ir. Maria de Fátima, fez sua profissão solene. Contando com a presença de sacerdotes, seminaristas e muitos amigos e benfeitores. Na homilia D. José Luís, salientou a importância da vida contemplativa na Igreja e o sentido ritual da prostração. Passamos a relatar alguns pontos da homilia.
“Irmã Maria Fátima, hoje você se coloca diante Dele, o Cristo Rei, para dizer que sua vida será sempre regida por Ele. Em seu coração vai a certeza de que o Deus que encantou sua vida não é o forte, dominador, que se impõe aos homens do alto de sua onipotência e que nos assusta com gestos espetaculares. Sua profissão é um canto a um Deus que serve, que acolhe e que reina nos corações com a força desarmada do amor.
Daqui a pouco, você vai repetir um gesto, que, por certo, irá mexer com o coração de todos. Enquanto cantamos, pedindo a intercessão dos santos e santas de Deus, você irá prostrar-se, deitar-se neste chão. E, dizem alguns, que é para significar a pequenez, a fragilidade humana, mas poderíamos dizer que com esse gesto você abraça toda a vida do planeta Terra e cada ser humano. Você estará dizendo com este gesto que diante deste "rei Jesus" despojado de tudo e pregado numa cruz, você abandona as suas pretensões de honras, de glórias, de títulos, de aplausos, de reconhecimento. Diante deste "rei" que dá a vida por amor, para você, não tem sentido as nossas manias de grandeza, as lutas para conseguirmos mais poder, as invejas mesquinhas, as rivalidades que nos magoam e separam dos irmãos.
Diante deste "rei" que se dá sem guardar nada para si, você Maria de Fátima proclama e convoca a todos nós a fazermos da vida um dom.
Ao deitar-se você não vê nada, não contempla nenhuma beleza humana, a não ser a glória de Deus em seu coração e no mistério de sua vida, e na dos irmãos e irmãs que você irá amar sem nem mesmo conhecer. Você, como Cristo, nos braços da cruz se torna oferta solidária em tudo com as pessoas”.
Na alegria de mais uma professa solene em nossa Ordem, contamos com as orações pela sua perseverança.



Ir. Beatriz Maria,OIC.
Abadessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário