sábado, 27 de outubro de 2012

40 Anos neste atual Mosteiro

40 Anos neste atual Mosteiro em 28 de outubro
 
 
1972- 2012
 
 
 
 

 Histórico do Mosteiro
Da Imaculada Conceição e São José.
 
 
        Nossa fundação saiu do Mosteiro de N. Sr.a da Conceição, da Lapa – Bahia. A idéia partiu da primeira vigária desse Mosteiro, Ir. Maria Teresinha, Cearense, (in memóriam),  que desejava ardentemente ver a Ordem da Imaculada Conceição, expandir-se pelo Nordeste, sobretudo no Ceará, terra de vocações, seu desejo encontrou boa acolhida em nossa caríssima Madre Maria Stella (In Memoriam) que não poupou sacrifícios para que a fundação se efetuasse. Também o nosso dedicado Arcebispo D. José Delgado, de feliz memória, e D. Geraldo de Milleville que era então vigário geral das Religiosas, mostraram-se realmente interessados na fundação de mais um Mosteiro de contemplativas na Arquidiocese de Fortaleza e  deram todo o apoio moral que precisavam na concretização do Ideal..
         Grande colaboração encontramos da parte de nossos amigos e benfeitores, o Sr. Benedito Macedo (In Memoriam) e sua esposa Luce Macedo e a Sr . Nair Guerreiro.
A  fundação teve seu ponto alto à 17 de agosto de 1967.
Depois de muitos trâmites, de muitas dificuldades, conseguiram com a graça de Deus levar avante a obra iniciada. A semente lançada começava a ter terreno propício para germinar.
No dia 18 de agosto de 1968, puderam fechar a clausura contando a Comunidade de 5 religiosas professas, duas noviças e uma postulante. Tendo à frente como fundadora e abadessa, a Revd. Madre Beatriz Maria de Jesus Hóstia Seiffert.
Os começos, em geral, são sempre muito difíceis, principalmente na parte financeira. A pobreza inicial foi grande.
Ficaram cinco anos em uma casa provisória, na Costa Barros, Aldeota. No dia 28 de outubro de 1972 passaram para o prédio atual, situado na Av. Visconde do Rio Branco, 2590, Bairro da Piedade. Este prédio pertencente as nossas Irmãs Carmelitas desde 15 de janeiro de 1949 até 17 de fevereiro de 1971, quando se transferiram para o Bairro Dias Macedo, ficando o mesmo entregue a Entidade do Bem Estar do Menor.
O nosso Mosteiro com a ajuda de benfeitores e entidades beneméritas, já passou por várias reformas, em 1994  a construção da provisória, ala do noviciado, Biblioteca, e sala do recreio. Em janeiro de 2006 com a ajuda da CEFRAM e Província da Thuringia, foram reformada a Igreja, o coro e a casa dos hospedes. Em outubro do mesmo ano, com a ajuda do Sr. Ed Towsend, foram feito a construção de uma rampa, nova Biblioteca e duas bonitas celas. Temos já quarenta e um anos de fundação e um novo rebento floriu nas terras do Piauí, em Floriano, a 11 de fevereiro de 1995.
Atualmente somos vinte e uma. 16 religiosas de votos solenes, Duas de votos perpétuos, uma juniorista, uma noviça.
Por tudo rendemos graças ao Senhor, à Virgem Imaculada e nossa Santa Mãe Beatriz, que não cessam de derramar sobre nós Suas mais preciosas bênçãos e graças.
Tudo para a maior glória de Deus Trindade, para o bem da Igreja, sob o olhar de Maria, nossa Mãe Imaculada.
 

Mosteiro da Imaculada Conceição e São José

Fortaleza – Ce.
 
 
As primeiras irmãs
 
 
As primeiras que vieram para este Mosteiro foram 13 A Abadessa e fundaroura madre Beatriz Maria de Jesus Hóstia Seiffert, Ir Gema maria  ambas de saudosa memôria Ir Maria Lúcia, Ir Mª Cristina,Ir Mª Beatriz, Ir Luce Maria, Ir Mª Teresinha, Ir Mª do Socorro ( Abadessa do mosteiro de Floriano) Ir Ângela Maria, Ir Mª Luíza (Mosteiro do Rio) e Ir Mª Stella.
 
Foram estas as primeiras irmãs
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário