sábado, 20 de novembro de 2021

Quem somos?

Somos Monjas Concepcionistas da Ordem da Imaculada Conceição, fundada por Santa Beatriz da Silva  em Toledo, Espanha, no ano de 1484. A Ordem também é conhecida com o nome de Concepcionistas Franciscanas.
As concepcionistas se consagram totalmente a Deus, desposando-se com Jesus Cristo nosso Redentor, em honra da Conceição Imaculada de sua Mãe, pela profissão dos conselhos evangélicos de obediência, sem próprio e em castidade, vividos em comunhão fraterna e em perpétua clausura (R 1).
A Ordem da Imaculada Conceição é integralmente contemplativa. Seduzida pelo amor eterno de Deus, vive o mistério de Cristo a partir da fé, da oração constante, da disponibilidade e do ocultamento silencioso.
A concepcionista realiza o seguimento de Cristo, a exemplo de Maria, no silencio que facilita a escuta da palavra, na obediência aos planos de Deus sobre o mundo e a própria pessoa, nas simples tarefas quotidianas da vida e na entrega generosa da capacidade de amar, do desejo de possuir e da liberdade de dispor livremente da própria vida
“Vocação formosa é da Monja Concepcionista”
Para pedir o aumento das vocações Religiosas e Sacerdotais

Santa Beatriz, que fundastes uma Ordem integralmente contemplativa, onde seus membros rezam e se sacrificam pelo bem da humanidade, olhai o nosso mundo de hoje tão precisado de sacerdotes que preguem a Palavra de Deus e de pessoas consagradas que reponham a oração em seu devido lugar. Alcance-nos de Deus muitas vocações religiosas e sacerdotais, que sejam ardorosas em seguir o Cristo, apaixonadas pela salvação das almas e cheias de renúncia e sacrifício. Assim, com o aumento dos consagrados estaremos apressando o estabelecimento do reino de Deus na terra e com isso a paz e a justiça poderão voltar a brilhar o nosso mundo sofrido. Assim seja!

V         Santa Beatriz da Silva
 R        Rogai por nós!


 O que é a vocação da Concepcionista?

Vida de oração,

 Estudos, vida Fraterna, Trabalhos e Contemplação.




Viver como Maria e como Maria
As Monjas Concepcionistas vivem para o serviço, o louvor e a celebração do mistério de Maria em sua Imaculada Conceição, no seguimento de Cristo.”

A Ordem da Imaculada Conceição é integralmente contemplativa. Seduzida pelo amor eterno de Deus, vive o mistério de Cristo a partir da fé, da oração constante, da disponibilidade e do ocultamento silencioso.

Santa Beatriz da Silva deu origem a uma nova Família Religiosa que encontra sua raiz e sua razão de ser na Igreja na contemplação do mistério da Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria e no empenho por imitar e reproduzir suas virtudes.

Esta Ordem, de identidade íntegra e fiel às suas origens, desenvolvendo e consolidando-se harmonicamente, deu à Igreja frutos admiráveis de santidade e doutrina e, em nossos dias, segue dando esplêndido testemunho de fervorosa espiritualidade Mariana e imaculista, MANANCIAL de sua fecundidade.
– Todas as que, iluminadas e chamadas por Deus, quiserem deixar a vaidade do mundo e tomar o hábito desta Regra, desposar-se com Jesus Cristo, nosso Redentor, venerando a Conceição Imaculada de sua Mãe, façam voto de viver sempre em obediência, sem próprio, em castidade, com perpétua clausura.
Como a entrada nesta Ordem é uma singular oferta, que a Nosso Redentor e a sua gloriosa Mãe se oferece, dando-se a Ele, com corpo e alma em hóstia viva,


§ 1: A vida fraterna em comum (CIC 607, § 1) é uma manifestação  do amor de Deus que une as Irmãs entre si e as congrega em torno de Cristo, formando uma família peculiar (CIC 602), na qual cada Irmã é um lugar privilegiado de comunhão com Deus.
§ 2: Esta família é sinal e sacramento do mistério da Trindade, manifesta o advento de Cristo e dá testemunho da reconciliação universal (CIC 602).
§ 1: O dom de Deus, o amor de Cristo, a prática dos conselhos evangélicos, o mistério da Imaculada Conceição, a vida contemplativa, a missão apostólica na Igreja, o amor mútuo... são vínculos que unem as Irmãs Concepcionistas e reforçam continuamente sua comunhão.
No nosso  dia a dia temos os momentos de trabalho.....

 Assim, as Irmãs submetam-se à lei comum do trabalho (PC 13c) e, mediante ele, cooperem no aperfeiçoamento da criação divina e associem-se à obra redentora de Jesus Cristo (GS 67b).
        § 3: Pelo trabalho, vivido como graça, as concepcionistas ganham sua vida ...
      As Irmãs que não saibam trabalhar, aprendam, não pela cobiça de receber a paga do trabalho (Test.21), mas porque o trabalho corresponde à vontade de Deus, e é um meio de aperfeiçoamento pessoal (GS 34 e 35).


Como Maria Imaculada diga “SIM” a Deus...


Nenhum comentário:

Postar um comentário