segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A Fundadora do Mosteiro da Imaculada Conceição e São José


Madre Beatriz Maria de Jesus Hóstia Seiffert

  Nasceu em cinco de dezembro de 1923,  em Catuaba região de Rio Branco (AC) Otília Anna Seiffert, sendo a quinta filha do exemplar casal Walter Paul Hermane Seiffert e Leonídia Freire Gameiro Seiffert.
       Realizou seus estudos no Colégio Santo Antônio, Belém do Pará, direcionado pelas Religiosas de Santa Dorotéia.  Em Santarém, no ginásio Dom Armando, lecionou para ajudar a família que se encontrava em situação difícil pelo desencadeamento da segunda guerra mundial, pelo fato de seu pai ser alemão. 
       Em 1943 aos 20 anos, depois de uma tentativa  frustrada de entrar no convento, pois causou grande consternação no seio familiar,  conseguiu com a ajuda de D. Tadeu Prost, ofm, (In Memoriam), a licença para ingressar na congregação das Dorotéias onde permaneceu nove anos. Sentindo-se, porém, chamada à vida de oração e silêncio, entrou para o Mosteiro  Concepcionista   no  Rio  de  Janeiro, em 13 de janeiro de 1952
onde, inclusive, já se encontrava uma irmã sua: Ir. Maria Lúcia da Sagrada Família Seiffert. Experimentou assim em sua vida “como os planos de Deus não são os nossos e os seus caminhos muito diferente dos nossos. Desde então começou sua fecunda vida na Ordem.
No dia 2 de fevereiro de 1953  fez seus primeiros votos e nesse mesmo dia,  Irmã  Maria Lúcia, sua profissão solene.
      Em 02 de maio de 1957, com quatro Irmãs do Mosteiro do Rio de Janeiro e mais três de Macaúbas, foi ajudar na restauração o Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição da Lapa, em Salvador – Ba.
Em 1966 veio a Fortaleza dar início a fundação deste nosso abençoado Mosteiro, que saiu do Mosteiro de N. Sra. da Conceição, da Lapa – Bahia. A idéia partiu da primeira Vigária desse Mosteiro, Ir. Maria Teresinha, Cearense, (in memóriam),  que desejava ardentemente ver a Ordem da Imaculada Conceição, expandir-se pelo Nordeste, sobretudo no Ceará, seu desejo encontrou boa acolhida em nossa caríssima Madre Maria Stella (In Memoriam) que não poupou sacrifícios para que a fundação se efetuasse.  Porém,  por motivo de saúde,  não foi possível a Ir. Maria Teresinha realizar  pessoalmente esse desejo. 
     Aqui com grande constância e paciência em meio a muitas privações e penúrias próprias dos inícios fundacionais, conseguiu edificar a casa de Deus e oferecer uma sólida formação às suas filhas espirituais que hoje formamos esta Comunidade.  
           colaborou também na fundação do Mosteiro de Floriano (PI) em 1995.  Apesar de sua pouca saúde, sua solicitude pelas Irmãs como também pelo bom andamento da nova fundação levou-a a viajar três ou quatro vezes para Floriano, com a finalidade de ajudá-las no que necessitassem.
         Austeridade e bondade, foram duas virtudes que soube bem encarnar em sua personalidade. Sabia situar-se em cada época. A humildade, sua virtude predileta.  Com muita simplicidade e gozo costumava  repetir: “Meus dois amores a Imaculada e nossa Mãe Beatriz”.

No dia 30 de maio  de 2009, às 05:45hs a nossa inesquecível Madre Beatriz Maria de Jesus Hóstia Seiffert, efetuou sua Páscoa definitiva. Calma, tranquila, sem dar nenhum sinal, como uma sombra que passa, partiu para receber a coroa da glória. Deixando-nos repletas de saudades, de  dor,  mas também de esperança, de paz e serenidade que sua presença exalava. Os seus exemplos são estímulo e motivação para continuarmos a jornada. Assim se expressou o Pe. Brendan Coleman Mc  Donald, CSSR,  confessor da comunidade, no dia do seu funeral: “Foi  uma superiora amada e dedicada ao bem do Mosteiro que ela fundou, mas sobretudo, dedicada ao bem estar e espiritual de sua Comunidade. Foi uma religiosa de profunda fé e intensa vida espiritual, na qual se destacou um espírito de oração, boníssimo testemunho de vida  simples e austera. Uma religiosa honesta, caridosa, solidária e de uma dignidade impressionante. Uma pessoa mansa, mas de personalidade forte. Uma religiosa de boas obras, de caráter ilibado e de vida santa” .  Foi exatamente assim.
Seu sepultamento ocorreu no dia 31 de maio, solenidade de Pentecostes.


Mosteiro da Imaculada Conceição e São José.  
Fortaleza – Ce.  Brasil.
Fone: (85) 3226.2038

Nenhum comentário:

Postar um comentário